Queria voltar no tempo

11:11:00

Foto by Joillyanne

Queria que alguém me dissesse que alisar o cabelo não me tornava mais bonita ou aceitável. Que eu não precisava daquilo. Queria que me dissessem que eu iria me arrepender, pois pior que ter um cabelo que "dá trabalho" ao pentear, era ser uma "dependente química" tão cedo. Químicas essas, muito agressivas, que creio que podemos ter como ferramenta de tortura do tempo atual, disfarçadas de produto de beleza.

Queria voltar no tempo para saber cuidar dos meus longos cabelos, assim não teria que cortar tão curto  para retirar as partes tão mal tratadas pelos inúmeros processos que fiz durante  12 anos de minha vida. Queria que alguém do futuro me dissesse que o volume que eu tanto temia, hoje é o que eu mais acho bonito e que eu detesto quando lavo o cabelo e ele fica "murchinho".

Queria também que existisse essas bonecas pretas e cacheadas que existem hoje. Talvez assim eu amaria desde cedo minha cor e meu cabelo e até tivesse gostado mais de bonecas na infância (sim, porque não me lembro de gostar muito delas. Afinal, como poderia chamar de filha, tal como as pequenas fazem, um objeto tão diferente de mim?)

Queria que me ensinassem os inúmeros penteados que hoje eu consigo fazer. Queria ter mais exemplos perto de mim, assim como espero ser para as pequenas de hoje. Sofro em ver garotinhas que tão novas já negam seus cabelos em detrimento do que está estampado nas revistas, novelas e afins.

Queria que tivesse muitas pretas emponderadas, amando seus blacks, afropuffs, tranças, turbantes e lenços tal como é hoje. Talvez assim nunca teria passado pela minha cabeça ser um grama diferente do que sou.

Já que ontem não pude, minha esperança é que no mundo da minha futura cabeludinha ou cabeludinho, haverá exemplos o bastante para eles seguirem, sem se definirem como melhores, mas que também nunca se achem inferiores por sua cor, cabelo ou qualquer característica distinta.

Talvez você goste:

0 comentários

Publicidade