Impressões de uma baiana em São Paulo

11:28:00


Apesar de algumas pessoas acharem que sou paulista, sou baiana, nascida em Itabuna. Fui para São Paulo com 5 anos, então quando retornei à Bahia, com 13, o sotaque já estava bem forte e os costumes ainda mais. Mas, nada como umas belas zoações para fazer com que eu perdesse logo parte do sotaque e passasse despercebida em meio aos meus conterrâneos. Desde 2013, tenho tido o hábito de passar o final ou início de ano na terra da garoa, com meus familiares que lá moram e dessa vez fiz uma lista de coisas que percebi de diferenças entre esses dois lugares.

O cumprimento
Eu, acostumada a abraçar as pessoas e só dar beijo no rosto sob raras circunstâncias, paguei vários micos. Fora que quando me davam um beijo no rosto eu sempre esperava o segundo, que é o usual na Bahia. Ou abraçava logo a pessoa e ficávamos ambos sem graça, já que isso deve ser meio invasivo vindo de uma pessoa que você mal conhece.

#ConectadaEmTodoLugar
Uma das coisas que mais amava em São Paulo era poder usar livremente meu celular no ônibus, em algumas vias públicas (também tem lugares que não dá, né?!).
Em Salvador, se eu estiver no ponto de ônibus, nem penso em tocar no celular, ao entrar no ônibus, observo ao redor, analiso bem, antes de pegar. Em Camaçari, piorou! Talvez eu seja um tanto medrosa devido aos assaltos que já presenciei ou fico sabendo, mas eu não sinto segurança nem de andar com o celular na bolsa. #prontoFalei


Pessoas não pedem para segurar sua bolsa no ônibus/metrô

Eu padeci muito com isso, pois em diversas vezes estava com mochila pesada em transporte público e ninguém meu deu nem 1 real de moral hahahaha. Com isso eu também acabei ficando sem jeito de pedir para segurar a de alguém, pois percebi que isso não é um hábito comum lá. Já nos transportes públicos daqui, as pessoas (não todas, claro) são mais solidárias e se oferecem para segurar as bolsas quando necessário.


Pedindo informação

Algo que notei sempre que alguém vinha me pedir informação ou quando eu observava alguém pedindo informação, é que as pessoas vão logo perguntando "hey, você sabe onde é tal lugar?" e depois agradeciam, mas ao abordarem a pessoas nunca diziam primeiro um bom dia/boa tarde/ boa noite rs.

O modo de se vestir
Em Salvador/Camaçari, meu modo de vestir não passa despercebido pelas pessoas, pois tenho um estilo meio alternativo, mas em São Paulo, eu não ficava nenhum pouco diferente. É incrível a quantidade de estilos que você vê nas ruas. Me sinto "tão normal" e às vezes sem graça quando estou lá rs. Amo a forma das pessoas se vestirem, cada um com seu estilo pessoal e principalmente alternativo <3

A correria
Acho que deve ser por isso que ando tão rápido, algo de Sampa ficou em mim rsrsrsrs. Em todo lugar você vê as pessoas andando rápido de um lado para o outro. Toda vez que utilizo escada/esteira rolante e noto a diferença. A frase "deixe a esquerda livre" nas escadas/esteiras realmente funciona e isso ajuda bastante quando você é uma pessoa sem paciência com pressa .

Bom essas foram apenas algumas coisinhas que eu me lembrei, em breve vou voltar em Sampa e posso fazer um update. E vocês, já visitaram algum lugar e notaram diferenças? Conta aí nos comentários!




Talvez você goste:

5 comentários

  1. Adorei este post Pri!! :) Aprendi bastante,já que nunca fui em Sampa rs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você for vai amar... Se bem que sou suspeita para falar rsrsrs

      Excluir
  2. então, é bem interessante como sempreceber vc acaba fazendo comparaçoes ( boas e ruins) entre os lugares por onde vc já passou. quando mudei para a Bahia tive muita dificuldade com o tempero e o fato de sempre que marcava alguma coisa com alguem ela chegava atrasada =(, depois de um tempo me acustumei a isso e quando voltava para o paraná achava muita coisa diferente tal como chamar menino de piá, vina de vina uhsauhshauhsau
    agora que estou em South Africa vejo muitas coisas diferentes e acabo pagando trilhoes de mico, tal como tentar pedir uma coisa e acabar perguntando outra toltalmente diferente ushshs English u.u
    p.s: amo ler suas postagens, sempre acho que assim to mias pertinho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que agora a mudança é bem maior, né?? imagino os micos kkkk

      Eu queria que você tivesse um blog também, Kikinha. Já demorou para você compartilhar suas experiências conosco!!!

      Excluir
    2. quando eu crescer e Deus me agraciar com o dom de escrever igual a vc, quem sabe neh =)

      Excluir

Publicidade