Legal... E você faz o quê?

16:48:00

Essa é uma frase que escuto muito após dizer que curso Design Gráfico, aliás acho que essa é a frase padrão que todo designer, em formação ou profissional, é obrigado a escutar algumas muitas vezes na vida. Pensando nisso, resolvi fazer um post explicando um pouco das funções exercidas por um Designer Gráfico.


1. O que faz um Designer Gráfico?
- Um profissional pode realizar projetos simples até mais elaborados. A grosso modo, podemos dizer que confecciona todo o tipo de mídia impressa e digital (flyers, panfletos, banners, outdoor, diagramação de livros/revistas/jornais), anúncios em geral, edição de fotos, identidade visual de empresas, embalagem, sinalização... Tudo relacionado a comunicação visual. Sabe a embalagem daquele biscoito que você ama? Foi um Designer quem fez. Sabe aquelas placas bonitas em sua faculdade, em hospitais ou áreas públicas? foi um Designer quem fez. Sabe aquele seu livro de cabeceira? Adivinha... um designer quem fez. Acho que vocês já entenderam, né? rs

2. O que se vê no curso?
Em meu curso, na Unijorge, eu já vi matérias de história da arte, tipografia, editoração eletrônica, web design, fotografia (♥), embalagem, produção editorial entre outras. Você pode conhecer a grade aqui.

3. Onde o Designer pode trabalhar?
- Nas mais diversas empresas. Se há um setor de comunicação, com certeza há a necessidade de um profissional de artes gráficas. Eu mesma, já trabalhei em um instituto de cultura que oferece cursos, em uma rede de hospitais, clínicas e emergências e atualmente em uma empresa de Agronegócios. Sou um exemplo real da diversidade de ambientes que podemos trabalhar. Dentre as áreas podemos citar:
  • Indústrias de grande, médio e pequeno porte;2
  • Empresas públicas;
  • Escritórios de Design, arquitetura, engenharia etc.;
  • Jornais, revistas e editoras;
  • Profissional liberal;
  • Agências de propaganda, de publicidade e de marketing;
  • Instituições de ensino;
  • Instituições de pesquisa.
4. Ganha bem?  
- Olha, assim como toda profissão, tem seus percalços. Você ganha de acordo com seu trabalho. Se você é bom naquilo que faz, com vai conseguir emprego em uma empresa muito boa e que vai te pagar muito bem. Sempre escuto a reclamação dos colegas dizendo que escolheram a profissão que não "dá dinheiro", mas eu tenho plena certeza de que é possível sim crescer profissionalmente e financeiramente através dessa profissão. O que é preciso, assim como em toda profissão, é fazer networkings, buscar sempre o que há de novo no mercado, se especializar e correr atrás dos objetivos.
Aqui na Bahia devo confessar que vejo pessoas que trabalham extremamente bem e não recebem exatamente o que merecem. Isso por alguns fatores, dentre eles tem o problema da profissão não ser AINDA regulamentada (mas estamos na luta. Aproveito a deixa para pedir que assine a petição PL 1391/2011 - Dispõe sobre a regulamentação do Designer. Creio que em breve alcançaremos a regulamentação!!) Outro fator eu posso dizer que é cultural, pois as pessoas estão muito mal acostumadas a pagar barato em serviços gráficos feito por pessoas que nem sempre tem o conhecimento que um profissional que passou 3, 4 anos estudando para obter a certificação. Temos os chamados "sobrinhos", isso porque a pessoa quer contratar mas quando vê o valor cobrado, diz que tem um sobrinho que sabe "mexer no corel ou photoshop" e que ele faz o tal serviço em poucos minutos. Não eu não duvido que façam barato e rápido, mas eu duvido que façam seguindo os padrões certos de cor e tipografia, questões de semiótica e afins. Se quer algo que passe em poucos dias, chame seu sobrinho. Se quer uma marca que dure, contrate um designer.


Bom pessoal, esse é só um resumo de um pouco de minha própria experiência enquanto estudante de Design Gráfico. Caso tenham mais alguma dúvida, é só deixar nos comentários que terei prazer em responder! Ah, tem o vídeo a seguir que foi um dos primeiros que vi quando estava iniciando a faculdade. Tem exemplos claros do que fazemos!






Esse foi um dos primeiros vídeos que vi sobre Design Gráfico. Vale o clique ;)


No site Guia do Estudante tem um mini teste vocacional para saber se essa é a sua praia, mas adianto que se você curte edição de fotos, propagandas e todo tipo de mídia impressa ou virtual, pesquise e procure a faculdade mais próxima e seja feliz!



Talvez você goste:

0 comentários

Publicidade